Trabalhando com WIKIS

O que  pode fazer um educador para estimular o gosto pela leitura nesta época de tanta tecnologia? Para mim, só tem uma resposta: usá-la a meu favor. E estou bastante esperançosa com os blogs e com a WIKI. Em sala, discutir os textos e motivá-los para vir até aqui descobrir o que eu reservo para eles. Descobrir com eles novas formas de conhecer a cultura acumulada pelos gênios que nos antecederam. A tarefa parece ser árdua? Para mim não é. Ao contrário, é muito prazerosa. Posso mostrar na sala de aula e também aqui que o livro, o cinema, a música, a pintura, a escultura são conhecimentos que moldam nosso caráter e nossa personalidade. São visões do mundo que se abre para um universo mágico, inimaginável. É entrar na cabeça destes gênios e descobrir o que pensam sobre determinado assunto.  Com as Wikis, por exemplo, ótimos sites educacionais que permitem aos profissionais fazerem uso gratuitamente. Tenho a minha WIKI desde julho de 2007, com a finalidade de reunir as minhas pesquisas do PDE.  As ferramentas das wikis têm ganhado espaço na educação. Tenho utilizado muito este recurso e honestamente já não conseguiria viver sem ela. A sua capacidade de facilitar as minhas necessidades freqüentes de criar espaços de trabalho partilhados onde posso adicionar editar e enviar informações de todos os tipos torna-as absolutamente vitais para o meu fluxo de trabalho, altamente colaborativo. Como agora com o curso MOODLE, e também a partir da intervenção no ensino médio. Um fato que me deixou muito impressionada é por ter lido hoje uma reportagem na revista “INFO EXAME”, destacando que algumas escolas de ensino médio, agora que estão começando o trabalho com WIKS. Concluo então, que estamos aqui no Paraná, à frente dos outros estados, porque já a utilizamos no curso MOODLE, com os professores da rede estadual desde 2007. Se quiser conhecer minha WIKI literária, clique no link abaixo:

http://ptmiriamfajardo.pbwiki.com/

 Conheça também a WIKI  de  Língua Inglesa,da professora Márcia, minha irmã.

 http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/

Deixe uma resposta

