O homem e a galinha, por Ruth Rocha

Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
– Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente: – Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão-de-ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo todo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão-de-ló…
Muito menos sorvete! Vai que a mulher falou:
– É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
– Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim! – o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.
E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão!
A galinha pode muito bem comer milho.
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim. – respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo de dar milho pra galinha?
Ela que cate o de-comer no quintal!
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim – o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal.
Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Ruth Rocha, Enquanto o mundo pega fogo,2. ed.
Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.p.14-9.
Questões de análise semiótica
Questão 1
Todos os dias a galinha bota um ovo de ouro. Botar ovos é o seu trabalho. O ovo de ouro é o produto do seu trabalho. No entanto ele não pertence a galinha, mas ao dono, que, ao fim de um certo período, estará rico. Qual o tema que se pode extrair dessas figuras?
Questão 2
Em troca do ovo de ouro (produto de seu trabalho), a dona dá sucessivamente a galinha: mingau, pão-de-ló e sorvete, farelo, milho. No final, não lhe dá nada. A galinha tem de catar o de comer no quintal. O que significa as figuras mingau, pão-de-ló, etc., considerando que elas constituem o que se recebe para produzir ovos de ouro?
Questão 3
As figuras mingau, sorvete, etc., mostram que a retribuição à galinha é cada vez menor, enquanto o fruto de seu trabalho permanece constante (todos os dias bota um ovo de ouro). Como gasta cada vez menos com a galinha, o homem vai ficar mais rico. Qual o tema que aparece sob essas figuras?
Questão 4
A Galinha foi embora porque quase não lhe davam nada em troca do que produzia. Dizem que está numa casa onde a tratam a pão-de-ló. Essas figuras recobrem que sentido mais abstrato?
Questão 5
A mulher estava preocupada com o bem-estar da galinha quando a tratava com mingau, sorvete e pão-de-ló? Aponte no texto uma frase que justifica sua resposta.
Questão 6
Se compararmos este texto de Ruth Rocha às fábulas, poderemos transpor para as relações humanas. Que contextualização verifica-se em um terceiro nível de leitura?
Fonte: Free file sharin

17 Respostas

  1. Oi, professora gostei muito deste texto.
    Até mais.

  2. muito bom!gostei mas s´que eu sou uma criança e que ñ é bem isso que eu queria ,eu queria um de zenho dela.

  3. sou professora do jardim I e o tema da escola deste ano de 2010 envolve um poeta e escolhi ruthe rocha e gostaria de receber poesias ou historias referentes ao nivel dos meus alunos,sâo alunos de 3 anos.
    desde já obrigado, gisele

  4. So de lé a metade ja da par ver que é legal

  5. gostei do texto envolve o historia do capitalismo onde se produs muito com mão d obra barata…onde o patrão é o homem e o empregado a galinha…

  6. voou fazeerr uma peça sobre aa galinha e os ovos de ouro

  7. OI BOM DIA SOU PROFESSORA ADORO SEUS TEXTOS TUDO REFERENTE A VC! LEIO TUDO E TRABALHO COM COM TUDOS OS SEUS TEXTOS .
    OBRIGADA POR NOS SERVIR.
    BEIJOS.

  8. boa tarde precisava achar essas questoes e as respostas poderia me informar aone ?

  9. Olá! Esse texto caiu num concurso que foi feito no interior do Mato Grosso. Uma das perguntas era: Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
    a) avareza
    b) conformismo
    c) ingratidão
    d) revolta
    Gostaria de saber com certeza se a resposta correta é a alternativa (b) conformismo, como está no gabarito da prova. Alguém pode me ajudar? Tenho alguns dias para entrar com recurso caso esteja incorreta. Muito obrigada!

    • Acredito que é conformismo mesmo, mas não poderia te dar uma certeza absoluta, pois a galinha foi conformada por um tempo. Depois abandonou seus antigos patrões por um emprego melhor. Isso é revolta?

      • Pois é. Não chega a ser uma revolta, porém se fosse realmente conformada, não teria ido embora. A impressão que tenho é que falta uma alternativa que realmente se adeque à situação. De qualquer forma, obrigada por responder.

  10. ruth rocha gostei mais so tei esse texto

  11. so tem esse texto ruth rocha, e muito chato mais minha mae gostou e meu pai tambem e eu vou tentar gostar, alias nao sei mexer no computador muito bem.se voce souber pode me ajudar? ai sim e que eu vou gostar dos seus texto

    • Lucas é uma graça vc tentar agradar aos seus pais,mais vc tem que primeiro agradar a si mesmo,se vc acha chato esse texto da Ruth Rocha,tente procurar outras escritoras,outros poetas os quais vc se identifique e goste por si mesmo,apreciar leituras tem que ser do nosso gosto se não causa desgosto a leitura.
      vc é uma graça.Parabéns.

    • Lucas, como a Letícia disse, têm muitos textos bons de vários autores. E só porque alguns gostam, você não tem de gostar.
      Vá na biblioteca da sua escola que você vai achar vários livros maravilhosos.
      Bjs.

  12. amei esse texto e a resposta do10 éa a

Deixar mensagem para Miriam Fajardo Cancelar resposta