Gênero: Artigo de opinião

Artigo de opinião

Nos gêneros argumentativos em geral, o autor tem a intenção de convencer seus interlocutores e para isso precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões. O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.  A partir da leitura de diferentes textos, o escritor poderá conhecer vários pontos de vista sobre um determinado assunto.

Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:

a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que achou melhor, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.

b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a idéia principal do texto de modo mais consciente e desenvolva-os.

d) Pense num enunciado capaz de expressar a idéia principal que pretende defender.

e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a idéia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.

Após o término, releia seu texto observando se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a idéia é fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e por fim observe se o texto como um todo é persuasivo.

Reescreva-o se necessário.

Forneça uma visão ampla do assunto

Explique como os tópicos individuais se encaixam utilizando argumentos claros e concisos.

11 Respostas

  1. LegaAUuu*

  2. adorei muito o artigo, como se eu estivesse lido!

  3. muito bom

  4. Vamos dar um fim para a violência
    Paz e amor, essas são as únicas palavras que podem acabar com a violência. Paz para poder ouvir o que tem dentro de você e amor para haver harmonia no mundo.
    Em vez de gastar tanta energia com a violência, porque não há utilizarmos para construir um mundo melhor, pois nele, está cheio de mais de desequilíbrios.
    A televisão. Jornais e as revistas são mais alguns meios de incentivação do crescimento da violência.
    A TV é toda poderosa, que faz a gente ficar vibrada nela. Ela faz atitudes mudarem, fazendo nós confundirmos a realidade com a ficção.
    Às vezes nós agimos de uma forma violenta, quando não temos consciência do que estamos fazendo e falando, como nos casos mais impressionantes ocorridos este ano, aqui no Brasil, o assassinato de Daniela Peres, as chacinas, como de Vigário geral e da Candelária entre outras, sendo que 4 meninos de rua morrem por dia, é nessas horas que deveríamos pensar como Cristo “Ama ao próximo como a ti mesmo”, isso são apenas palavras simples, que quase ninguém dá importância hoje em dia. “O Brasil é um dos campeões mundiais de respespeito aos direitos humanos”, é por isso que a pena de morte, não é uma das soluções.
    Devemos acabar com a violência, antes que ela acabe com a gente, é uma péssima maneira de utilizar a vida, fazendo, no entanto. Uma discriminação, sendo cor ou raça, de religião ou crueldade, não é uma maneira de nos defendermos com dignidade. Portanto, vamos pensar duas ou mais vezes, antes de tomar uma providência imediata em qualquer situação, pois brigas, não levam a nada, só desentendimento e mortes, mas amor leva a um futuro decente e uma vida super legal.
    Devemos ter força de vontade e esperança para não deixar que o nosso mundo, seja possuído por essas atitudes que só atraem infelicidade.

    a) Imagine que este texto tivesse sido produzido em sua sala de aula. Descreva abaixo uma situação que possibilitasse sua escrita.

    b) Qual o gênero do texto?

    c) Pela leitura, qual seria a função desse texto?

    d) Qual a seqüência temática do texto?

    e) Se você o(a) professor(a), que comentários faria? Considere pontos fortes e carências.

    f) Reescreva o texto, tentando respeitar ao máximo sua autora e seu estilo.

  5. preciso saber as respostas destaS PAERGUNTAS POIS ACHEI CONFUASAS AS IDEIAS DO TEXTO

  6. Nssa e muito bm!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: